Independentemente do tipo de relacionamento, a comunicação é a base fundamental. Expressar-se de maneira correta, no momento oportuno e para aqueles que têm interesse no que você tem a dizer, é essencial. Afinal, a comunicação assertiva, sincera e direta é a chave para um relacionamento saudável.
Ao considerarmos a conexão entre uma marca e seu cliente, é essencial aplicar os mesmos princípios. É por isso que o Marketing de Relacionamento existe – essa estratégia tem como objetivo melhorar e fortalecer a comunicação entre ambas as partes.
Você, profissional fisioterapeuta, é uma marca! Sabia disso? E é assim que vamos nos reportar a você neste texto: como uma marca que possui um público-alvo/cliente e precisa ser estratégica em suas ações de marketing. Vamos lá?
Entendendo o Marketing de Relacionamento
A estratégia de Marketing de Relacionamento tem como objetivo estabelecer ligações sólidas e duradouras entre a marca e seu público-alvo. Essas ações podem resultar em diversas vantagens, desde a criação de autoridade no mercado até a fidelização de clientes.
Além disso, o Marketing de Relacionamento é uma estratégia que busca aproximar a marca do seu público, transformando-o em um verdadeiro admirador. Em contraste com o marketing tradicional, essa abordagem leva em conta todo o processo que envolve o produto ou serviço que está sendo compartilhado com o cliente, colocando como foco principal o encantamento do seu público.
Ou seja, o Marketing de Relacionamento busca aprimorar a experiência do paciente com o seu atendimento, trazendo para o contexto da saúde. Por isso, as estratégias devem ser aplicadas em todas as etapas do processo, desde o pré-atendimento até o pós-consulta.
A ideia por trás dessa estratégia é que o paciente se torne um divulgador dos seus serviços, o que torna o marketing de relacionamento uma maneira de estimular a indicação "boca a boca". Essa abordagem é vital para a credibilidade dos fisioterapeutas.
Marketing de Relacionamento na fisioterapia
O crescimento do marketing de relacionamento no setor da saúde e na fisioterapia pode ser atribuído a dois grandes fatores: a contínua expansão do mercado e a mudança significativa no perfil dos pacientes.
O uso da tecnologia e a presença constante da internet no cotidiano das pessoas fizeram com que os pacientes deixassem para trás o papel passivo e assumissem uma posição ativa perante a sua condição de saúde e tudo que a permeia.
Hoje, os pacientes, além de buscarem informações sobre seus sintomas e tratamentos na internet, também buscam por referências profissionais e as usam como critério decisivo em suas escolhas.
Essa nova realidade trouxe novas demandas aos profissionais da saúde, impondo que estejam atualizados e preparados para atender nesse novo contexto. Dessa forma, para fidelizar seus pacientes e obter uma vantagem competitiva, o Marketing de Relacionamento é uma estratégia ideal para se investir!
Porém, apesar de muitos profissionais da saúde e fisioterapeutas estarem interessados em implementar uma estratégia de Marketing de Relacionamento com os seus pacientes, boa parte não sabe por onde começar.
Por isso, na tentativa de auxiliá-los da melhor forma, vamos apresentar agora oito iniciativas que podem facilitar os seus resultados através do Marketing de Relacionamento:
1. Defina seu público-alvo
Quem são seus pacientes? Qual é a forma preferida de contato? Quais são os diferenciais que os mantêm leais ao seu serviço?
É importante entender seus hábitos, preferências e necessidades para que a comunicação seja efetiva e personalizada, afinal o marketing de relacionamento exige escolhas estratégicas que vão desde o tom da comunicação da marca até a definição de campanhas de promoção.
2. Estabeleça as características marcantes do seu atendimento
Para se destacar no mercado e fidelizar seus clientes, é fundamental que você tenha um diferencial em seu atendimento. Essas características marcantes podem ser desde um tratamento mais humanizado e empático até uma abordagem mais tecnológica e inovadora.
O importante é que o paciente se sinta acolhido e tenha confiança no profissional que o atende. Além disso, é preciso estar sempre atualizado e em constante aprimoramento, buscando oferecer o melhor serviço possível.
Com uma abordagem única e um atendimento de excelência, certamente os pacientes ficarão satisfeitos e recomendarão seus serviços.
3. Escolha as estratégias que serão utilizadas no seu Marketing de Relacionamento
Ao decidir implementar o Marketing de Relacionamento, é importante selecionar as estratégias que serão utilizadas para alcançar os seus objetivos. Existem diversas opções disponíveis, como redes sociais, programas de fidelidade, envio de newsletters e e-mails personalizados, promoções exclusivas para clientes fidelizados, entre outras.
É fundamental que as estratégias escolhidas estejam alinhadas com os seus valores profissionais e com as expectativas dos clientes.
Além disso, é importante ter em mente que o Marketing de Relacionamento não é uma ação isolada, mas sim um processo contínuo. É necessário manter um diálogo constante com os clientes e estar sempre atento às suas demandas, buscando oferecer soluções personalizadas e um atendimento de qualidade.
⚪ Leia mais: Marketing digital para fisioterapeuta: estratégias de diferenciação profissional
4. Tenha uma comunicação humanizada e clara
Para proporcionar uma experiência positiva aos pacientes, é imprescindível que a sua comunicação seja humanizada e clara. Isso significa que é importante que você se coloque no lugar do paciente, demonstrando empatia e compreensão.
Além disso, procure adaptar o seu vocabulário ao nível de compreensão do paciente e, se necessário, evite termos técnicos que possam gerar confusão. Uma comunicação efetiva pode ajudar a diminuir a ansiedade do paciente, aumentar a adesão ao tratamento e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
5. Promova Wow Moments
“Wow Moments” é o termo usado para se referir a um momento em que um profissional consegue surpreender um cliente/paciente de forma positiva, superando totalmente as suas expectativas. Essa iniciativa está vinculada às ações de experiência do cliente/paciente.
Por isso, muitos profissionais têm investido em melhorias no atendimento, na estrutura e nos processos, buscando oferecer uma experiência mais humanizada e acolhedora aos pacientes. Afinal, a saúde não se trata apenas de tratar doenças e intercorrências, mas também de proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas.
Porém, mesmo o Marketing de Relacionamento sendo uma estratégia fundamental para qualquer profissional da saúde, é preciso estar atento aos erros que podem ser cometidos durante a implementação dessa estratégia, como:
- Falta de conhecimento das necessidades dos pacientes;
- Ausência de um atendimento de qualidade a longo prazo;
- Falta de esclarecimento de dúvidas e questionamentos.
Algumas dicas para otimizar o Marketing de Relacionamento e evitar os problemas citados acima, incluem: manter informações dos pacientes atualizadas, oferecer um atendimento personalizado, fornecer um excelente pós-consulta e ter um calendário atualizado com datas importantes.
A satisfação dos pacientes deve ser sempre a sua prioridade enquanto profissional. Isso traz excelentes resultados, tanto para a sua reputação quanto para o seu faturamento,. Afinal, o seu atendimento passará a ser visto como um momento de acolhimento para os pacientes.
REFERÊNCIAS
ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 1 ed, 2011.
LINDSTRON, Martin. A lógica do Consumoso. Rio de Janeiro: Harper Collins, 1 ed, 2016.