Estamos vivendo na era digital, também conhecida como era da informação. Isso significa que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, afetando a forma como nos comunicamos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos.
Uma das principais características dessa era é o acesso fácil e rápido à informação. A internet e os dispositivos móveis nos permitem acessar uma quantidade enorme de dados em questão de segundos. Já as redes sociais possibilitam que façamos contato com pessoas de qualquer lugar do mundo. Isso tem impacto direto na forma como consumimos notícias, produtos e serviços.
Assim, torna-se compreensível que o perfil de consumo dos pacientes da área da saúde, em especial da fisioterapia, também se transforme, exigindo que os profissionais revejam as suas estratégias de marketing.
Ao encontro disso, o marketing digital tem se consolidado como uma das alternativas mais adotadas pelos profissionais como estratégia de diferenciação no mercado de trabalho.
Neste artigo, abordaremos tudo que um fisioterapeuta precisa saber sobre marketing digital e como se destacar na era digital. Confira!
As orientações do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO)
Antes de adentrarmos em questões mais específicas do posicionamento digital, é preciso destacar que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) estabeleceu as regras de publicidade para fisioterapetuas nos artigos 46º ao 52º de seu Código de Ética.
Desta forma, é permitido ao fisioterapeuta promover publicamente serviços em meios de comunicação, online ou offline, desde que informe seu nome, nome da profissão e número de inscrição junto ao Conselho Regional Fisioterapia Terapia Ocupacional (CREFITO) de sua região.
O fisioterapeuta pode ainda divulgar-se utilizando nome fantasia da empresa, logo ou logotipo próprio, desde que também informe o número de registro da empresa junto ao CREFITO.
Primeiros passos no marketing digital
Inicialmente é preciso afirmar que o marketing digital não se trata apenas de estar na internet, mas, sim, de estar presente de forma estratégica e eficiente, conforme os seus objetivos profissionais, certo?
É preciso entender que na atualidade estar no mundo virtual é fundamental para crescer e se tornar referência no mercado de trabalho. Por isso, o marketing digital tem conquistado seu espaço e se mostrado indispensável para o profissional contemporâneo.
Contudo, sabemos que esse caminho não é fácil! A inserção do profissional na era digital traz também a necessidade do desenvolvimento de novas competências, metodologias e ferramentas, exigindo determinação e dedicação.
Ainda existe o medo da exposição, fator que bloqueia muitos profissionais a se beneficiarem com o posicionamento digital.
Pensando nesses desafios, a partir de agora, falaremos especificamente sobre as entrelinhas que envolvem o marketing digital e seus impactos para a diferenciação do profissional fisioterapeuta.
O que é marketing digital?
O marketing digital consiste em um conjunto de atividades que um profissional ou um negócio pode executar no cenário online para auxiliar no avanço e na consolidação da sua marca.
O principal objetivo é conquistar e fidelizar seus clientes, fazendo com que, além de comprar o seu serviço, eles voltem a consumí-lo e ainda tornem-se promotores, indicando-o sempre que possível e oportuno.
Um dos principais segredos para conseguir se beneficiar profissionalmente do marketing digital é usá-lo com inteligência e estratégia. Assim, será possível organizar o seu crescimento no meio digital de uma forma estruturada, delimitando o seu público-alvo, mensurando as suas ações e planejando as estratégias futuras para se manter em constante movimento de evolução.
Profissionais que se dedicam a fazer a gestão estratégica de suas carreiras e negócios, adotando mecanismos específicos para isso, podem alcançar um estado de sustentabilidade e consolidação da sua marca. Isso traz uma certa proteção para os imprevistos do mercado de trabalho.
Porém, para acompanhar a dinâmica mundial e conseguir crescer nesse contexto de mudanças exponenciais, é preciso constantemente reinventar-se. E o marketing digital traz essa possibilidade.
Conheça agora alguns motivos pelos quais você deve investir no marketing digital como uma estratégia para a sua carreira profissional:
1. Atração de clientes
O marketing digital é uma excelente ferramenta para atrair novos clientes, seja por meio do conteúdo que você vai compartilhar ou do investimento em anúncios pagos. Ele consegue ter um custo de aquisição de clientes cada vez menor em relação à mídia tradicional - o que é extremamente positivo, principalmente para profissionais recém formados, que ainda estão se organizando financeiramente.
Veja um exemplo: se você é fisioterapeuta e atua com pacientes em reabilitação no período pós-operatório, é interessante produzir conteúdos que envolvam essa temática, desde curiosidades, cuidados, dicas, entre outros.
Você vai atrair o público interessado, educando-o através do seu conteúdo e se mostrando como uma espécie de “ajuda” para aqueles que precisam. Tudo isso vai refletir na impressão que as pessoas vão formar a seu respeito, contribuindo para a consolidação da sua marca como uma referência e autoridade no assunto.
2. Relacionamento com clientes
O marketing digital é a forma direta para você se conectar com os seus clientes e prospects (possíveis clientes). Pense no relacionamento com o seu público como um relacionamento afetivo: para que seja duradoura é preciso que essa relação seja atrativa, recíproca, respeitosa e transparente.
Uma dica é investir em ações individualizadas de aniversário, por exemplo, fazendo com que o seu cliente se sinta único e não apenas tenha a sensação de estar recebendo uma mensagem que foi enviada da mesma forma para outras tantas pessoas.
Outra estratégia é se dedicar em entregar o melhor ao seu cliente em todos os momentos de contato: início da relação, meio e continuidade - pois essa relação não deve ter fim. É nesse aspecto que muitos profissionais pecam, deixando a desejar e apresentando uma incoerência entre a propaganda e entrega. Reflita sobre alguns exemplos de casos frequentemente identificados no meio digital:
- Você tem um perfil profissional em alguma rede social, porém não constam informações para contato;
- Você disponibiliza um número de contato direto via aplicativo de mensagem, porém demora dias para responder;
- Ao responder o cliente, você se mostra impaciente com o excesso de questionamentos;
- A sua comunicação no pós-venda é péssima, afinal você precisa dar atenção aos novos clientes.
Se identificou em alguma das situações? Caso sim, reveja as suas estratégias e invista no encantamento dos seus clientes - essa estratégia traz resultados incríveis.
3. Estratégias com custos mais baixos
Ao contrário do marketing tradicional, as estratégias de marketing digital possuem custos mais baixos, pois com a popularização das mídias sociais e outros canais digitais, ficou mais fácil e barato levar a sua marca até o seu cliente.
Veja dois exemplos de ações possíveis de serem adotadas:
- E-mail marketing: mesmo com mais de 205 bilhões de e-mails enviados diariamente, o e-mail continua sendo um canal lucrativo e uma boa estratégia de marketing de baixo custo para você se conectar com seu público-alvo. Uma boa estratégia de e-mail marketing pode direcionar o seu público para o seu website, aplicativo de comunicação, perfil nas redes sociais, entre outros.
- Prova social: quando você mostra que os seus serviços ou produtos já ajudaram outros clientes com problemas parecidos aos daquela pessoa, suas chances de se conectar com ela, tornando-a um cliente, são maiores. Isso faz com que o possível cliente se sinta familiarizado e parte pertencente daquele grupo.
4. Mensuração de resultados em tempo real
Outro grande ponto de destaque para o marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados em tempo real. Isso permite que, além de conseguir enxergar os acertos e erros nas suas ações de marketing, você também consiga reformular e transferir os esforços para o que realmente tem dado maior retorno para a sua empresa.
Para facilitar a sua vida, existem alguns passos apresentados por Conrado Adolpho em seu livro “8Ps do Marketing Digital”, que podem ajudar a começar a fazer marketing digital do zero.
A partir de agora explicaremos cada um dos passos e como você pode implementá-los da melhor forma, alcançando os resultados que busca para a sua carreira através do marketing digital.
1. Pesquisa
Ter um bom entendimento do seu público-alvo e do mercado é essencial para entender suas oportunidades de divulgação, e também qual o tipo de conteúdo que você deverá abordar.
2. Planejamento
Uma estratégia de marketing digital pode englobar em si várias estratégias e ações diferentes. Ao mesmo tempo que você utiliza as redes sociais, também pode utilizar estratégias de SEO e mídia paga. Para não acabar se perdendo, desenvolva um bom planejamento e um plano de ação, para poder medir os resultados e otimizar a promoção.
3. Produção
A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias do marketing digital. Independente do canal que você decidir utilizar, seja texto ou vídeo, é essencial produzir conteúdo que seja útil e relevante para seu público. Isso irá aumentar a sua visibilidade online e entregar valor para seus consumidores ou possíveis clientes.
4. Publicação
Com o conteúdo relevante feito, é hora de publicá-los nos canais certos. Se você optar por textos, poste-os no seu site; se a aposta for em vídeos, utilize o Youtube ou o Vimeo como suas plataformas. E não se esqueça: sempre otimize o seu conteúdo para SEO, pois isso garante um melhor posicionamento nos motores de busca como o Google, consequentemente aumentando a visibilidade da sua marca.
5. Promoção
Assim que o seu conteúdo for publicado, será necessário também promovê-lo para atingir o máximo de pessoas possível. Utilize as informações coletadas na fase de pesquisa para não perder tempo e recursos promovendo seu conteúdo onde seu público não está.
DICA: Invista em mídia patrocinada, mas não promova qualquer conteúdo, e nem faça ações muito agressivas. No marketing digital, é necessário criar um relacionamento saudável e duradouro com o cliente.
6. Propagação
Conteúdo criado, publicado e promovido. Agora, ele deve chegar para o maior número de pessoas possível, e é seu trabalho fazer com que ele seja compartilhado cada vez mais. Se seus clientes gostarem do conteúdo, a chance de eles compartilharem é ainda maior, mas você também pode fazer um esforço para chegar até as pessoas certas. Além das redes sociais, você pode compartilhar seu conteúdo em fóruns e blogs.
7. Personalização
Se você conhece bem o seu público-alvo, então você deve imaginar que ele possui uma linguagem própria, necessidades, desejos, etc. No início, é muito provável que você ainda não tenha clareza de qual a melhor forma de se comunicar com esse público, porém será necessário entendê-lo perfeitamente para personalizar os seus conteúdos ao ponto de essas pessoas se identificarem com a sua marca.
8. Precisão
Por fim, uma das maiores vantagens do marketing digital: a possibilidade de mensuração. Como já explicamos, com o marketing digital é possível acompanhar e mensurar os resultados de cada ação. Por isso, é possível entender e analisar com precisão o perfil das pessoas que estão interagindo com a sua marca e, a partir disso, criar cada vez mais conteúdo relevante e assertivo.
Agora, você pode estar se perguntando: será que isso tudo faz sentido para a minha carreira e negócio? E a resposta certa é: Sem dúvidas, sim!
O impacto da internet no mercado competitivo tem oferecido oportunidades interessantes para desenvolver profissionais e negócios. Para se convencer ainda mais disso, veja alguns dados referentes ao cenário digital no Brasil:


Fonte das imagens: ROCKCONTEND. Social Media Trends 2019. Disponível em: https://interactive.rockcontent.com/br/social-media-trends-2019
Os dados apresentados nas imagens reforçam o espaço ocupado pelo marketing digital na economia, nos negócios e na carreira dos profissionais da atualidade.
Conclusão
O marketing digital parece ser um pouco complexo, e exige estudos e dedicação para que os investimentos deem retorno. Porém, é um espaço que só tende a crescer, com muitos profissionais e negócios migrando totalmente do offline para o online.
Ou seja, se você, fisioterapeuta, e o seu negócio ainda não se encontram nesse modelo, talvez seja a hora de começar a repensar e considerar essa possibilidade, pois os resultados podem te surpreender!