A psicologia clínica é uma das áreas mais delicadas da psicologia, na medida em que trabalha com temáticas variadas no estudo de casos mais específicos. Nesse contexto, o psicólogo clínico pode se valer da psicanálise, da terapia comportamental e da psicoterapia para interpretar os transtornos psicológicos e as necessidades que acometem o paciente.
Trata-se, portanto, de uma área delicada e que requer habilidades e conhecimentos por parte do profissional da psicologia clínica e da saúde.
Neste post você vai entender um pouco mais sobre os motivos de se desenvolver essas habilidades e conhecimentos. Acompanhe.
Principais habilidades para ser bem-sucedido em psicologia clínica
Um bom psicólogo clínico e da saúde precisa desenvolver certas habilidades para ser bem-sucedido em sua carreira.
Uma dessas competências é a capacidade de se comunicar com as pessoas, de modo a passar confiança para o seu paciente e permitir que ele fale abertamente sobre os seus problemas ou dificuldades emocionais. Em razão disso, ser um bom ouvinte é fundamental na relação com o paciente.
Além disso, é importante que o psicólogo se expresse de maneira amigável, sendo respeitoso e não punitivo, e que adapte a sua linguagem ao público com quem fala. Isso porque o uso de palavras rebuscadas com pessoas simples pode dar a impressão de que se é esnobe ou inatingível.
Todavia, o mais importante é o conhecimento teórico. Afinal, a comunicação só será bem desenvolvida e trará benefícios ao paciente se o psicólogo for capaz de entender, avaliar e intervir corretamente no problema apresentado. Por isso, é interessante seguir um programa de atualização profissional.
Áreas de atuação da psicologia clínica e da saúde
A psicologia clínica é a área mais tradicional da psicologia e, também, a mais procurada pelos psicólogos, sobretudo pelos recém-formados.
O campo de atuação inclui a análise e o tratamento da saúde mental, distúrbios emocionais, transtornos, problemas de aprendizagem, abuso de drogas e álcool, entre outros. Nesse sentido, o psicólogo auxilia o paciente na compreensão e no alívio de seu sofrimento.
O profissional dessa área está habilitado para atuar em atendimentos em grupos — como casais, famílias, crianças e jovens, por exemplo — assim como em hospitais, na preparação de pacientes na entrada, permanência e alta do hospital e, ainda, no preparo da equipe hospitalar em relação à conduta a ser adotada no trato com os pacientes e seus familiares.
Uma outra forma de atendimento em alta é o prestado online. Todavia, o Conselho Federal de Psicologia considera este tipo de atendimento como simples Orientação Online, e não uma consulta.
A importância da psicologia clínica na medicina
A psicologia clínica é fundamental para o tratamento da saúde mental do indivíduo, considerando desde os transtornos mentais e psicodiagnósticos simples até a intervenção psicológica, psicologia da reabilitação, entre outros.
Além disso, a psicologia clínica permite o diagnóstico, a prevenção, a avaliação mental e a reabilitação da pessoa, proporcionando a saúde da mente e o tratamento de transtornos mentais muitas vezes negligenciados pelo sistema de saúde.
Por tudo isso, é primordial que o profissional da psicologia clínica e da saúde seja bem capacitado para o seu trabalho, desenvolva as habilidades necessárias e aprofunde o seu conhecimento no assunto para, assim, fazer os diagnósticos e os tratamentos precisos nos pacientes.